IBGE: diminui número de empresas que sentem efeitos da pandemia

Construção e comércio, os setores que mais relatam efeitos negativos

Publicado em 01/10/2020 - 15:26 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Trinta e três e meio por cento das empresas em funcionamento no país ainda sentiam os impactos negativos decorrentes da pandemia de Covid-19 em suas atividades, na segunda quinzena de agosto.

Na quinzena anterior, eram 38,6%. Nos dois períodos, as empresas de construção e do comércio foram as que mais relataram efeitos negativos.

Os dados são da última edição da Pesquisa Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE.

O levantamento identificou 3,4 milhões de empresas em funcionamento, das quais 37,9% disseram que o impacto da Covid-19 foi pequeno ou inexistente e, 28,6% que o efeito foi positivo na segunda quinzena de agosto.

A melhora na percepção atinge pequenas, médias e grandes empresas. Já as que mais perceberam os efeitos positivos foram as de porte intermediário.

A pesquisa mostra que nove em cada 10 empresas mantiveram os empregos na segunda quinzena de agosto. Entre as empresas que demitiram, 56,8% informaram que diminuíram em até 25% seu pessoal, com destaque para as empresas de menor porte.

A realização de campanhas de informação e prevenção, e a adoção de medidas extras de higiene seguem como as principais iniciativas para enfrentar a pandemia, sendo adotadas por 93,1% das empresas.

Outras 28,6% mudaram a foram de entregar produtos ou serviços; 25,7% adotaram o trabalho remoto; 20,1% anteciparam férias dos funcionários; e 23,8% adiaram o pagamento de impostos.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo