Semana de Educação Financeira dá orientações para atravessar a crise

Evento é virtual e pode ser acessado pelas redes do Banco Central

Publicado em 24/11/2020 - 15:56 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Controlar as finanças em tempos de crise não é fácil, nem para pessoas como o senhor José Cardoso, que já era acostumado a fazer um pé de meia.

"Antes minha vida era controlada, porque eu tinha na ponta do lápis o que eu tinha que gastar e o que eu tinha que guardar. Já hoje não dá mais".

É que saber aonde gasta cada centavo dá trabalho. Precisa anotar o valor das despesas e pensar antes de comprar cada coisa. Tem uma cota para farmácia, para o supermercado, pro cineminha do fim de semana e até para as emergências, aquelas despesas que chegam sem ser planejadas, sabe?

São tantos detalhes e disciplina que é por isso que muita gente chega ao fim do mês no vermelho. E aí, quando o salário cai, haja sufoco pra pagar cartão de crédito, cheque especial e todas as contas.

Se viu nessa situação? Tá com vontade de mudar de vida? Então fica aqui a dica: começou nessa segunda-feira a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, com orientações totalmente voltadas para atravessar a crise.

A ideia é promover educação financeira em várias áreas que vão além da administração do próprio dinheiro. E se você estiver pensando que educação financeira não é pra você, ouve só o recado do presidente do Banco Central, Roberto Campos.

"A educação financeira é importante não apenas para uma boa organização das finanças e a tomada da decisão bem informada por parte dos cidadãos, mas também para eficiência do sistema financeiro nacional".

Pois é. Educação financeira é tão importante que existe um projeto chamado Aprender Valor, que vai levar essa matéria para os bancos da escola. Seis escolas já estão testando o conteúdo e a ideia é que, futuramente, escolas públicas do país inteiro tenham acesso a essa aprendizagem.

Mas não precisa estar em idade escolar para dar o primeiro passo. Você pode começar aproveitando a Semana Nacional de Educação Financeira, que vai até a próxima sexta-feira, dia 29, no canal do Banco Central no Youtube e pelas redes sociais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo