Acaba prazo de acordos de redução de jornada e suspensão de contratos

Programa BEm foi criado para reduzir impacto econômico da covid-19

Publicado em 31/12/2020 - 12:12 Por Kelly Oliveira - Brasília

As empresas devem encerrar os acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos. Isso porque o programa Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda (BEm) só vale esta quinta-feira (31).

O programa foi criado em abril como uma das medidas de enfrentamento à crise gerada pela pandemia de covid-19. O Bem foi prorrogado duas vezes ao longo deste ano.

Segundo o Ministério da Economia, não há previsão de nova prorrogação do programa emergencial. Para o ministério, o BEm cumpriu todos os objetivos propostos em sua criação ao preservar o emprego e a renda de 10,2 milhões de trabalhadores e a existência de 1,5 milhão de empresas.

Até o início de dezembro, foram formalizados 19,8 milhões de acordos de suspensão contratual temporária ou de redução proporcional de jornada e salários.

O BEm equivale a uma porcentagem do seguro-desemprego a que o empregado teria direito se fosse demitido e foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Com o fim do programa, o trabalhador tem direito de permanecer no emprego pelo mesmo tempo de duração do acordo. Por exemplo, a redução de jornada de 90 dias de duração garante ao trabalhador a permanência no emprego por 90 dias após o fim do acordo.

Caso o empregador não cumpra essa regra, terá que pagar todos os direitos do trabalhador já previstos em lei, além de multas.

 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo