Taxa de desemprego chega a 14,2% em novembro, segundo IBGE

Brasil encerrou o penúltimo mês do ano com 14 milhões de desempregados

Publicado em 23/12/2020 - 17:05 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A taxa de desocupação chegou a 14,2% em novembro, segundo dados da Pnad Covid, divulgada nesta quarta-feira (23), pelo IBGE. Com isso, o Brasil encerrou o penúltimo mês do ano com 14 milhões de desempregados, contingente que representa um recorde desde o início da série histórica da pesquisa. Em relação a maio, o salto foi de 38,6%. Já frente a outubro, a alta foi de 2%. 

O aumento no desemprego ocorreu, principalmente, no Nordeste. Nas demais regiões o número ficou estável, com exceção do Sul, que registrou queda na desocupação.

Ainda assim, o levantamento revela um aumento da força de trabalho, ou seja, na população apta a trabalhar, que chegou a 98,7 milhões em novembro, alta de 0,8% frente a outubro e de 4,4% na comparação com maio. De acordo com a coordenadora do estudo do IBGE, Maria Lúcia Vieira, apesar do aumento no desemprego, a população ocupada se aproximou do patamar de março. 

Já o número de pessoas fora da força de trabalho chegou em 72 milhões. Isto significa uma redução de 0,9% em relação ao mês anterior e também de 4,4% se comparado com o início da Pnad Covid, em maio.

Mesmo com o aumento dos casos e óbitos decorrentes do novo coronavírus, a pesquisa mostra que cerca de 10,2 milhões de brasileiros não seguiram qualquer medida de restrição para evitar o contágio em novembro. De acordo com a pesquisadora, o contingente representa 4,8% do total da população e um aumento de 1,9 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Outro destaque do levantamento foi o número de pessoas com algum sintoma de gripe, que vinha caindo desde junho e apresentou uma leve alta na última divulgação.

O estudo também identificou que até novembro, 28,6 milhões de pessoas, ou 13,5% da população, fizeram algum exame para saber se estavam infectadas pelo coronavírus. São quase três milhões a mais em relação a outubro. Entre os testados, 6,5 milhões tiveram resultado positivo no mês analisado.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo