Trabalhadores são encontrados em condição de escravidão no Pará

Publicado em 09/12/2020 - 20:05 Por Daniel Ito - Brasília

Vinte e um trabalhadores foram encontrados no Pará em condições semelhantes à escravidão.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, responsável pela fiscalização, o grupo estava em uma propriedade na zona rural de Rondon do Pará, no sudeste do estado.

No local, atuam duas empresas terceirizadas: a construtora Concel e a fábrica de compensados Paraforest, que empregavam os trabalhadores em condições degradantes.

As duas empresas firmaram um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho, em que se comprometeram a não mais manter pessoas em condições semelhantes à de escravos, e também a garantir todos os direitos dos trabalhadores por meio da assinatura da carteira de trabalho. As empresas autuadas ainda terão que pagar indenizações aos trabalhadores por danos morais individuais, que totalizam cerca de R$ 170 mil.

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo