Economia brasileira teve retração de 4% em 2020

Publicado em 19/02/2021 - 16:54 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

 

A economia brasileira retraiu 4% em 2020, na comparação com o ano anterior. Os dados do Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) foram divulgados nesta sexta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sob a ótica da produção, o resultado mostra que, dos três grandes setores de atividade, apenas a agropecuária fechou o ano em alta de 2%, enquanto indústria e serviços recuaram. Já no lado da demanda, houve retração em todos os componentes, com destaque para o consumo das famílias, que despencou 5,2%.
Na análise do trimestre encerrado em dezembro, o PIB apresentou crescimento de 3,4% em relação ao período anterior.
O coordenador do Monitor do PIB da FGV, Claudio Considera, explicou que embora a atividade econômica tenha acelerado no final do ano, os resultados não foram suficientes para compensar as perdas, especialmente no segundo trimestre. O cenário para 2021, segundo ele, será de desafios.
Na passagem de novembro para dezembro, o PIB apresentou crescimento de 1%. Frente a dezembro de 2019, a alta foi 1,4% - primeiro resultado positivo após nove meses consecutivos de quedas.
Na análise interanual, o setor de serviços se destacou com a maior queda dentre os componentes do consumo, pressionado pelos efeitos da pandemia. Segundo a FGV, o resultado se deve, principalmente, às retrações no consumo de alojamento, alimentação, saúde privada e serviços gerais prestados às famílias. 
Entre os bens de consumo, o destaque foi o desempenho positivo dos produtos duráveis, com alta de 10,2% em dezembro.
A formação bruta de capital fixo, que indica a capacidade de investimento das empresas, recuou 2,9% em 2020, puxada pelo componente máquinas e equipamentos. As exportações fecharam o ano em queda de 1,9%, assim como as importações, que retraíram 10,3%.
O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia, a partir da mesma metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das contas nacionais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo