Governo federal propõe mudança na cobrança do ICMS para combústiveis

Projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional

Publicado em 14/02/2021 - 08:01 Por Gésio Passos - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou, na última sexta-feira (12), ao Congresso Nacional, projeto de lei para alterar a forma de cobrança do ICMS para combustíveis, que é um imposto estadual sobre circulação de mercadorias e serviços.

A proposta prevê a taxação fixa sobre combustíveis e lubrificantes, como forma de tentar diminuir os preços nos postos. Hoje, a cobrança é feita de forma percentual, aumentando a taxação quando os preços dos combustíveis sobem. O projeto propõe um valor fixo, que não se alteraria com a mudança dos preços dos produtos. O ICMS também só seria cobrado uma única vez, no estado onde for consumido.                                                

O Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz, que reúne o Ministério da Economia e os secretários da fazenda estaduais, definiria as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis, de forma igualitária em todo país. Atualmente, as alíquotas de ICMS sobre esses produtos derivados do petróleo variam entre 12 a 35%, a depender de cada estado.

Além do diesel e da gasolina, a nova forma de taxação seria aplicada para o etanol, querosenes, óleos combustíveis e demais derivados do petróleo e de gás natural.

Em suas redes socais, o presidente Bolsonaro afirmou que a proposta permite que no futuro, quando o Confaz alterar o valor do ICMS, ele só poderá ser cobrado após 90 dias.

O projeto de lei ainda determina que cada estado e o Distrito Federal aprovem leis locais instituindo a nova forma de cobrança 90 dias após aprovação da lei federal.

O governo federal vem sendo pressionado por caminhoneiros para redução do preço dos combustíveis. No começo do mês, uma greve da categoria teve baixa adesão nas estradas. Os governos estaduais também são resistentes a mudança da cobrança.
                                                                                                 

Edição: Rosamélia de Abreu

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo