Brasil registra queda na inadimplência em 2020

Dados foram divulgados pela Serasa Experian

Publicado em 12/03/2021 - 09:13 Por Daniella Longuinho - Brasília

Pela primeira vez em quatro anos, em 2020 houve queda no total de brasileiros inadimplentes. Em dezembro do ano passado, o número de negativados foi de 61,4 milhões pessoas.

Em abril do mesmo ano, pouco depois do início da pandemia, 65,9 milhões tinham contas vencidas e não pagas no país, o que representava 41,8% do total de brasileiros acima de 18 anos. Já no último mês do ano, esse índice caiu para 38,6% da população adulta. 

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os principais fatores que fizeram a inadimplência cair em 2020 foram o ingresso do auxílio emergencial na economia, as reduções das taxas de juros implementadas pelo Banco Central e uma postura mais flexível das instituições financeiras em renegociações de dívidas. 

Do total de compromissos vencidos e não pagos, a prioridade dos brasileiros no ano passado foi quitar dívidas bancárias, explicou Rabi.

Os dados da Serasa Experian mostram ainda que o total de dívidas abertas por CPF caiu de 3,55% para 3,47% no fim do ano passado. O controle de gastos durante a pandemia também favoreceu esse cenário de queda da inadimplência. Esse é o caso do microempreendedor Luiz Fernando Toledo, que atua no ramo de corretagem de máquinas agrícolas.  

Segundo o levantamento, o Amazonas apresentou a maior porcentagem da população inadimplente em dezembro de 2020, com 51,5%, apesar de ter registrado queda de 3 pontos percentuais com relação ao mesmo mês de 2019. 15 estados têm porcentagem de inadimplentes igual ou acima da média nacional de 38,6%, aponta a Serasa.

Com produção de Renato Lima, da Rádio Nacional em Brasília, Daniella Longuinho

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo