Montadoras de veículos suspendem produção no país devido à pandemia

Nissan e Renault segue decisão de outras empresas no Brasil

Publicado em 26/03/2021 - 14:10 Por Maíra Heinen - Brasília

Mais duas montadoras de veículos no Brasil, Nissan e Renault, decidiram suspender a produção por causa do agravamento da pandemia aqui no país, seguindo a decisão de outras empresas do setor.

A Nissan adotou férias coletivas a partir desta sexta-feira (26) e a produção será retomada no dia 12 de abril. Em nota, a montadora ressaltou que a medida é parte do esforço para reduzir o impacto da pandemia, adaptar a empresa ao cenário atual dos desafios enfrentados pelo setor automotivo e garantir a continuidade do negócio.

Já a Renault anunciou que o complexo de São José dos Pinhais, no Paraná, terá as atividades suspensas entre os dias 29 de março, próxima segunda-feira, e 1º de abril. Por causa do feriado do dia 2 de abril, a produção será retomada apenas no dia 5. Segundo a empresa, a decisão foi tomada em alinhamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e busca contribuir para o isolamento social neste momento.

Em decisão conjunta com o sindicato de metalúrgicos do ABC paulista, a Mercedes Benz também paralisou as atividades nesta sexta e deve ficar parada até o dia 4. O dirigente do sindicato, Max Pinho, relata ainda que a empresa também vai adotar, a partir do início de abril, escalas de férias coletivas para diminuir o contato entre os funcionários.

Há uma semana a Volkswagen já havia anunciado a suspensão das atividades relacionadas à produção. As unidades localizadas em São Paulo e no Paraná paralisaram as atividades na última quarta-feira (24) e devem retomar os trabalhos no dia 5 de abril. Segundo a empresa, a medida busca proteger empregados e familiares diante do aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais.

Outra montadora que vai parar as atividades é a Toyota. A partir de segunda-feira (29), as indústrias de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, em São Paulo, vão suspender os trabalhos por até 10 dias corridos. O retorno do trabalho nessas cidades deve ocorrer nos dias 5 e 6 de abril.

A montadora de caminhões, Scania, anunciou que desta sexta-feira, até o dia 4 de abril, vai parar em apoio às autoridades para diminuir o número de pessoas circulando durante o período de antecipação dos feriados na região do Grande ABC paulista. A fábrica também destacou que há dificuldades na estabilidade da cadeia de suprimento.



 

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo