Autônomos recorrem à venda direta para aumentar renda na pandemia

Associação diz que setor movimentou R$50 bilhões em 2020

Publicado em 02/04/2021 - 15:25 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Com o desemprego atingindo 14% dos trabalhadores dos brasileiros, a população busca diversas formas de sobreviver às consequências causadas pela pandemia da covid-19. E a venda direta é uma alternativa para quem busca uma renda extra.  

Esse tipo de negócio é feito por empreendedores autônomos que vão até o consumidor revender produtos de catálogo como cosméticos ou utensílios para a casa, por exemplo, ou fazer uma venda de porta em porta.

Em 2020, o número de revendedores aumentou em 5,5% no país em comparação ao ano anterior. E movimentou mais de R$50 bilhões. O levantamento é da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a ABEVD.

Adriana Colloca, presidente da ABEVD, fala que esse mercado é uma opção para quem tem pouco recurso para investir.

Mas, com a medida que restringe a circulação das pessoas para evitar o aumento de transmissão do coronavírus, ficou mais difícil vender de porta em porta. Célia Pinheiro trabalha com a revenda de cosméticos e fala das dificuldades que vem enfrentando.

Ela ainda busca alternativas, como o envio de fotos dos produtos pelo celular ou plataforma da própria empresa que ela revende os produtos.                

Já a presidente da ABEVD, Adriana Colloca, diz que as empresas estão investindo na capacitação dos revendedores para ampliar as vendas digitais.
                                                      
Segundo a pesquisa da ABEVD, os revendedores conseguem aumentar, em média, 33% do orçamento familiar com a venda direta.

E 66% das pessoas que optaram por trabalhar com esse tipo de atividade usam o dinheiro como uma forma complementar a renda.

Com informações de Gésio Passos. 

Edição: Raquel Mariano/Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo