Guedes defende flexibilizar acordos comerciais com países do Mercosul

Ministro quer mais liberdade para buscar acordos internacionais

Publicado em 23/04/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em audiência no Senado nesta sexta-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que é preciso flexibilizar os acordos comerciais entre os países membros do Mercosul.

Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Guedes sugeriu reduzir a tarifa externa comum do bloco e disse que é preciso liberdade para que os países busquem acordos internacionais, além do Mercosul.

Paulo Guedes disse ainda que o Brasil pretende negociar de forma unilateral com Canadá, Japão e Coreia do Sul, e que para isso é preciso avançar na modernização do Mercosul, dando mais liberdade aos integrantes do bloco.

A declaração do ministro da Economia foi durante sessão especial do Senado sobre os 30 anos do Mercosul, completados neste mês.

Guedes falou sobre a importância do bloco, como no acordo Mercosul-União Europeia e até mesmo para incentivar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Explicando melhor acordo com a União Europeia, em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Mas, para ser colocado em prática, esse acordo ainda precisa aprovado por parte do Parlamento Europeu.

São países membros do Mercosul, o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. Outras nações da América Latina, como Peru e o Chile, são consideradas associadas.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo