Venda de livros cresce na pandemia, em fevereiro a alta foi de 18%

Publicado em 15/04/2021 - 16:16 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 3,7 milhões de livros foram vendidos em fevereiro deste ano, segundo pesquisa da Nielsen Brasil e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. O número representa um crescimento de 18,69% no volume de exemplares vendidos em comparação com o mesmo período do ano passado. 

O segundo Painel do Varejo e Livros no Brasil mostra que o interesse pela leitura tem aumentado durante a pandemia. De acordo com o levantamento, houve aumento de 12,59% no indicador numérico do livro comercial, o que demonstra maior variedade de títulos vendidos. Só as obras de ficção cresceram 41% em volume, um acréscimo de mais de 600 mil exemplares em relação a 2020.

Para Marcos da Veiga Pereira,  presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros,  o crescimento nos números demonstra que durante a pandemia o brasileiro reaprendeu o prazer de ler.

A paixão pela leitura é uma tradição de família na casa da assistente social Cleysiane Silva, moradora de Ipatinga, Minas Gerais. Junto com as filhas, Cleysiane aproveita as horas a mais que ganhou devido ao isolamento social para ler.

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos Pereira da Veiga, afirma que o setor tem uma grande oportunidade com a maior comercialização de livros, ao mesmo tempo que tem o desafio de conquistar novos leitores.  

O levantamento mostrou que o faturamento do mercado de livros em fevereiro foi de mais de 172 milhões de reais, valor que representa um aumento de 6,29% em comparação com o mesmo mês de 2020.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo