CEF antecipa calendário da terceira parcela do Auxílio Emergencial

O crédito começa a ser disponibilizado nesta sexta-feira

Publicado em 15/06/2021 - 21:31 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Caixa Econômica Federal antecipou o calendário da terceira parcela do Auxílio Emergencial 2021. Pelo novo cronograma, o crédito começa a ser disponibilizado nesta sexta-feira, dia 18, para os nascidos em janeiro; e vai até 30 de junho para os que fazem aniversário em dezembro. Já o novo calendário de saque vai de PRIMEIRO a 19 de julho, de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, destacou que a nova antecipação foi possível após o banco verificar que nos dois ciclos anteriores a mudança foi positiva.

Para os beneficiários do Bolsa Família que recebem o auxílio emergencial, nada muda. Eles continuam a receber nas datas do benefício regular: O crédito e o saque em dinheiro ocorrem de segunda a sexta-feira, nos dez últimos dias úteis do mês.

Pedro Guimarães informou ainda que, provavelmente o quarto ciclo também será antecipado, começando a ser creditado no dia 23 de julho.

O ministro da Economia Paulo Guedes declarou à imprensa nos últimos dias que existe a previsão de pagamento de mais três parcelas do auxílio emergencial, a depender do ritmo de vacinação dos brasileiros.

Em nota, o Ministério da Cidadania informou que, de acordo com a Medida Provisória que instituiu o auxílio emergencial, o período de quatro meses de pagamento poderá ser prorrogado, observando a disponibilidade orçamentária e financeira.

O ministério disse ainda que tem adotado medidas necessárias para alcançar o maior número de famílias em situação de vulnerabilidade, assegurando uma renda mínima para essa parcela da população, com responsabilidade fiscal, respeitando o limite orçamentário no valor de R$ 44 bilhões.

Até o momento, mais de 39 milhões de famílias atenderam aos critérios de elegibilidade do benefício e o repasse já alcançou a marca de R$ 17 bilhões e 890 milhões de reais.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo