Empresários do setor de turismo pedem a volta do horário de verão

Publicado em 01/07/2021 - 19:22 Por * Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Empresários ligados aos setores de turismo, hospedagem, bares e restaurantes enviaram carta ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pedindo a retomada do horário de verão.

No documento, eles alegam que a cadeia produtiva do turismo sofreu de forma desproporcional com as restrições impostas pela pandemia, e que o retorno do horário de verão pode representar uma valiosa ajuda para recuperação financeira do setor.

A prática do horário de verão, quando os relógios eram adiantados em uma hora, foi adotada sem interrupção de 1985 a 2018, em 11 estados, como medida para reduzir o consumo de energia elétrica. Em 2019, após o governo federal constatar que houve mudanças nos hábitos da população brasileira, comprometendo o alcance desse objetivo, foi decretado o fim do horário de verão.

O diretor de conteúdo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, José Eduardo Camargo, afirma que durante a vigência da medida, o setor chegou a ter 30% a mais de frequentadores. Por isso, segundo ele, ter uma hora a mais de luz do dia para receber a clientela pode trazer um retorno importante ao setor, mesmo durante a pandemia.

Além disso, para José Eduardo Camargo, devido ao atual risco de crise hídrica, o horário de verão pode voltar a favorecer a economia de energia elétrica, beneficiando também a população.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirma que tem estudado iniciativas que visam o deslocamento dos horários de consumo de energia elétrica, de forma a otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional. E, neste sentido, a contribuição do horário de verão é limitada.

A nota diz ainda que, no momento, o governo federal não identifica que a aplicação da medida traga benefícios para redução da demanda por energia elétrica.

* Produção de Renato Lima

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo