Cidadão pode receber até 50 centavos de bônus por cada KWh economizado

Publicado em 09/09/2021 - 21:44 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com os reservatórios hidrelétricos com apenas 28% da capacidade de armazenamento, o Ministério de Minas e Energia vem adotando medidas para garantir a continuidade e segurança do fornecimento de energia do país.

Em entrevista ao Programa Voz do Brasil, o Secretário de Energia Elétrica, Christiano Vieira, destacou as ações do governo federal para geração de energia e enfrentamento dessa escassez hídrica. Segundo ele, várias termelétricas foram acionadas e energia extra foi comprada dos países vizinhos.

Outra medida foi definida nesta quinta-feira pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética: a aprovação de processo simplifica a contratação de novos recursos energéticos. A medida vale para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com suprimento a ser iniciado em 2022 até 2025.

O gestor do Ministério de Minas e Energia explicou que todos os consumidores regulares também podem contribuir através do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. 

Nesse caso, o cidadão receberá na fatura um bônus de 50 centavos para cada quilowatt hora, caso consiga reduzir de 10% a 20% do consumo acumulado entre setembro e dezembro, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Desde o início deste mês vigora no país a mais alta bandeira tarifária: a de ‘escassez hídrica’, com custo adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora. A medida vale até abril do próximo ano, mas não atinge 12 milhões de famílias de baixa renda inscritas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para saber mais sobre de eficiência energética e diminuir a conta de luz , o interessado pode acessar a Cartilha do Consumidor Consciente de Energia no site do Ministério de Minas e Energia.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo