Rio de Janeiro: Área do Comperj será cedido para a Petrobras

Publicado em 10/09/2021 - 18:23 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro assinou nesta sexta-feira  um protocolo de intenções com a Petrobras, para a cessão de áreas do Polo GasLub, antigo  Complexo Petroquímico do Estado, em Itaboraí, na região metropolitana.

O objetivo do protocolo é viabilizar a retomada econômica no setor de óleo e gás fluminense, através da criação de condições para implantação de um polo industrial, capaz de atrair empresas que poderão utilizar a infraestrutura disponível no Polo de Itaboraí.

A iniciativa visa  elaborar estudos, bem como realizar o intercâmbio dos dados e informações, necessárias ao desenvolvimento de oportunidades naquela região do estado.

Presente à solenidade no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre a economia do Rio de Janeiro e sua relação com os setores de petróleo e gás. “A economia do Rio tem uma estreita relação com os setores de petróleo e gás natural , afinal é aqui que se produz mais de 80% do petróleo e mais de 60% de todo o gás do país”, destacou.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, destacou que a presença da companhia no Rio de Janeiro gerou, nos últimos cinco anos ,R$ 70 bilhões em arrecadação de royalties e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para o estado. Além disso, ele destacou alguns números referentes a projetos e resultados alcançados pela estatal no ano passado.

“Mesmo na  pandemia, mantivemos nosso elevado padrão de entregas. Foram 26 bilhões de reais em contratos com mais de 2.600 empresas na região, e 70% de nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento estão alocados em projetos executados na região. Investimos 46 bilhões de reais em projetos socioambientais”, falou Luna.

A previsão é que as atividades industriais na região do antigo Comperj  já comecem a ser implantadas no ano que vem.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo