CNA aponta que insumos e clima foram responsaveis por alta na produção

Publicado em 28/10/2021 - 21:36 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O preço de insumos agrícolas e o clima foram os principais fatores que geraram a alta nos custos da produção agropecuária, no Brasil, durante este ano de 2021 O levantamento faz parte do projeto Campo Futuro, da CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, divulgado nesta quinta-feira.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi explica que a pesquisa, realizada com mais de mil produtores de todo o país, levantou os custos de produção, a partir de itens considerados variáveis, a exemplo de insumos (fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas), operações mecânicas e comercialização agrícola.

Segundo a CNA, o fertilizante, utilizado para fortalecer as plantações e aumentar a produtividade, foi o item que mais pesou, em termos de preço, para a produção brasileira. O levantamento mostra que o preço desse insumo dobrou, entre janeiro e setembro deste ano, devido à alta procura, somada à baixa oferta mundial, além dos problemas logísticos. O que preocupa os produtores, é que esse cenário de alta nos preços dos fertilizantes deve continuar, no ano que vem, na avaliação da entidade.

Entre os agrotóxicos, chamados defensivos agrícolas, o tipo Glifosato teve a maior alta, de 126%. Isso devido à suspensão de atividades nas fábricas chinesas, além da escassez de matéria-prima. Os produtores chegaram a relatar, no estudo, a falta do produto em algumas regiões do país.

E o clima também não ajudou na produção: a falta de chuvas no segundo semestre do ano passado e começo de 2021 afetaram o desenvolvimento das plantações de café, colhidas este ano. Em alguns tipos do grão, houve queda na produção.

O estudo da CNA teve parceria com universidades brasileiras e acompanhou os preços de insumos em mais de 40 atividades agropecuárias, no país. Este ano, foram realizados painéis virtuais para levantar os custos para os produtores rurais de mais de 20 estados e mais de 100 cidades, com importante participação na produção agropecuária brasileira.

 

Edição: Nádia Faggiani - Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo