Preço do GNV bate recorde histórico em novembro

Publicado em 12/11/2021 - 15:51 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O preço do gás natural veicular, o GNV, bateu recorde histórico em novembro ao alcançar R$ 4,25 o metro cúbico, valor 39% acima da média histórica, que é de R$3,06, segundo o Monitor dos Preços do Observatório Social da Petrobras. O aumento vem após gasolina, diesel e gás de cozinha atingirem em outubro o maior valor desde 2001.

Os dados do Monitor mostram que o GNV começou a bater recordes em maio deste ano, a partir do aumento de 39% feito pela Petrobras. O levantamento utiliza dados de pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O economista Eric Gil Dantas, do Observatório Social da Petrobras, explica que o preço do GNV está ligado ao valor do barril de petróleo e ao câmbio, porque a Petrobras indexa os contratos com as distribuidoras a esses dois fatores. Apesar da alta, ele acredita que a subida não deve seguir com tanta força neste ano.

Mesmo caro, o gás natural veicular ainda é o combustível mais barato no país. Por isso, motoristas têm optado pela conversão dos veículos. Só em setembro, foram instalados mais de 19 mil sistemas, segundo o Ministério da Infraestrutura.

O vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade, Claudio Torelli, explica que, antes do procedimento, é preciso avaliar a condição do carro, se o equipamento é compatível com a parte eletrônica do veículo e, principalmente, se a oficina é registrada pelo Inmetro.

Depois da instalação, o veículo deve ser submetido à inspeção de segurança veicular, que vai verificar se os componentes são certificados e se constam no site do Inmetro.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo