IGP-M tem alta de 1,82% em janeiro, aponta FGV

No mês anterior, a variação positiva já tinha sido de 0,87%

Publicado em 28/01/2022 - 13:35 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços – Mercado, usado principalmente para reajuste dos aluguéis - subiu 1,82% em janeiro. No mês anterior, a variação positiva já tinha sido de 0,87%. Com este resultado, o índice acumula alta de 16,91% em 12 meses. 

Apesar do valor expressivo, o acumulado é menor do que os 25,71% medidos em janeiro do ano passado. O resultado é devido principalmente ao avanço da inflação dos produtos vendidos para as empresas, medida pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo que variou positivamente 2,30% em janeiro.

De acordo com os economistas da Fundação Getulio Vargas, essa alta de preços segue espalhada e foi expressiva tanto entre os bens de investimentos, que subiram 2,07%, quanto entre os materiais e componentes para manufaturas que ficaram 1,33% mais caros. Além disso, chama a atenção a alta de 18,26% do minério de ferro, embalado pela escalada do preço internacional.

Outro componente do IGP-M é o Índice de Preços ao Consumidor, que teve uma variação menor, de 0,42%, com metade das classes de despesa apresentando decréscimo em suas taxas de variação. O destaque foi a deflação de 0,17% registrada no grupo dos transportes, mas que teve como contrapartida o aumento de 1,15% dos alimentos. Já o Índice Nacional  de Custo da Construção, último componente do IGP-M, avançou 0,64% em janeiro.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo