Pandemia afetou mais empresários negros do que o restante, diz Sebrae

Faturamento piorou para 72% da população negra e 66% para a branca

Publicado em 18/01/2022 - 19:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os empresários negros estão faturando menos, desde que começou a pandemia, na comparação com empreendedores não negros. Isso foi o que revelou estudo feito pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Fundação Getulio Vargas. Essa situação foi constatada por 72% dos empreendedores negros; e 66% de brancos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o acesso dos empresários negros ao crédito também ficou pior depois da pandemia de covid. Conforme o levantamento, 35% dos entrevistados negros estão inadimplentes, enquanto o endividamento entre brancos é de 24%.

Metade dos empreendedores ouvidos recorreram às instituições financeiras no período. Dentre eles, 45% dos negros tiveram seus pedidos negados, contra 32% dos brancos.

O analista de gestão estratégica do Sebrae, Kennyston Lago, explica que a maioria dos empreendedores negros parte para o empreendedorismo em condições econômicas inferiores aos que se autodeclaram brancos; e muitas vezes, mais por necessidade do que por oportunidade. Por isso, podem ficar em situação mais frágil.

A empresária Betânia Couto, dona da floricultura Flor da Nega, na cidade de Itabira, Minas Gerais, relata que sua empresa foi muito impactada com a paralisação dos eventos, causada pela pandemia. Com a queda no faturamento em 70%, Betânia se viu obrigada a mudar o status do seu estabelecimento de Micro Empresa para MEI – Microempreendedor Individual.

Para alguns empreendedores, o faturamento até melhorou desde a chegada da covid. Mas, neste caso, também houve diferenças: 10% dos empreendedores negros informaram que estão faturando mais com a retomada da economia, número que sobe para 14% entre os empresários brancos.

Na direção oposta - a perda de receita - 35% dos negros se disseram atingidos, contra 27% dos brancos.

Essa foi a décima-terceira edição da pesquisa feita pelo Sebrae sobre o Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, que acompanha a situação desde 2020.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo