Ceasas indentificam baixa no preço de frutas e alta das hortaliças

Publicado em 18/02/2022 - 14:54 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As frutas cítricas, como a laranja, estão mais baratas nas Ceasas das capitais, que são as Centrais de Abastecimento. O motivo é a queda na procura pela fruta neste ano, enquanto a produção não se alterou. O preço da laranja baixou em torno de 20% nas capitais Fortaleza e Recife.

Os dados estão no segundo boletim mensal Prohort, da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, que foi apresentado nesta semana. Segundo o boletim, o mamão também esteve mais em conta no último mês. A variação de preço para menos variou entre 20 e 25%.

Outras frutas também ficaram mais baratas em janeiro deste ano em relação ao mesmo período em 2021. Um exemplo é o caqui, custando 45% a menos, e ainda a pitaia, lichia, cereja, abacate, figo, carambola e o limão, com redução entre 20 e 40%.

O diretor da Conab, Sérgio Zen, aponta que a queda da demanda foi um dos fatores que explica a variação de preços das frutas.

Se as frutas estão um pouco mais em conta, o preço das hortaliças está em alta, principalmente da batata, cenoura e cebola.

O gerente substituto de Estudos do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Arthur Vasconcelos, explica que a alta vem da diminuição da oferta pelos produtores.

Segundo Arthur Vasconcelos, o preço da cebola também deve continuar aumentando. Isso porque, devido ao clima dos últimos meses, com forte seca no Rio Grande do Sul e forte chuva em Minas Gerais e Bahia. A produção atual da cebola está praticamente concentrada em Santa Catarina, e, portanto, a oferta desse produto está insuficiente para abastecer todo o país. E para conter a alta desse vegetal, deve haver importação nos próximos meses.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Conferência Internacional das Favelas começa hoje no Complexo da Penha

O encontro tem como objetivo discutir desafios e propor soluções para questões sociais, econômicas e culturais, enfrentadas nas favelas.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo