Caged: Brasil gera 155 mil empregos formais em janeiro

Publicado em 10/03/2022 - 15:22 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foram 155.178 novos empregos formais o saldo de empregos com carteira assinada criados em janeiro de 2022. Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que reúne o total de admissões e desligamentos mensais e foi apresentado nesta quinta-feira (10) pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.

No primeiro mês do ano, o número de admissões foi de 1.777.646, enquanto os desligamentos somaram 1.622.468.

Em dezenove das 27 unidades da federação, o saldo na geração de empregos em janeiro foi positivo. A copeira Daiane Alves de 33 anos é um exemplo disso ela conseguiu um emprego após 1 ano e meio sem trabalho.

O ministro Onyx Lorenzoni revelou ainda que o número total de brasileiros formalmente ocupados bateu recorde neste mês de janeiro, com um total de 40 milhões e 800 mil pessoas empregadas com carteira, o maior número da série histórica do Caged.

O resultado de dezembro, com menos 281 mil postos de trabalho foi devido às demissões de trabalhadores temporários, que são contratados para as festas de final de ano.

Dos cinco maiores setores da economia, quatro apresentaram crescimento de empregos formais como explica o ministro Onyx Lorenzoni.

Para 2022, de acordo com o ministro do Trabalho, a previsão é gerar entre um milhão e meio a dois milhões de postos de trabalho com carteira assinada.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo