Mutirão para renegociação de dívidas vai até o dia 31 de março

Publicado em 30/03/2022 - 12:12 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ainda dá tempo de negociar aquela dívida em atraso com condições diferenciadas, mas o prazo já está acabando. Nesta quinta-feira (31) é ó último dia do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa da Febraban, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor  e Procons. A ideia é ajudar o consumidor a renegociar valores vencidos e reequilibrar suas finanças.

Tudo isso pode ser feito pela Internet. Para participar, o interessado deve acessar o site meubolsoemdia.com.br, que reúne mais de 160 instituições financeiras, e enviar o pedido de negociação de dívidas à instituição credora. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta. O pedido também pode ser feito pela plataforma Consumidor.Gov.Br,

Com o login, o cidadão terá acesso à lista de dívidas em seu nome em instituições financeiras e enviar a proposta de negociação. Além disso, há conteúdos sobre educação financeira desenvolvidos por especialistas. 

Podem participar da campanha pessoas físicas com dívidas em atraso que não possuem bens dados em garantia, que tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. No último mutirão, em novembro de 2021, 1,7 milhão de contratos foram repactuados, trazendo alívio financeiro a inúmeras famílias e evitando o endividamento de risco.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo