Monitor do PIB mostra alta de 0,6% em fevereiro, diz FGV

Publicado em 20/04/2022 - 13:00 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Monitor do PIB, produzido pela Fundação Getúlio Vargas aponta crescimento de 0,6% na atividade econômica brasileira em fevereiro, na comparação com janeiro e de 1,2% frente ao mesmo mês do ano passado. 

Em termos monetários, estima-se que o acumulado de todas as riquezas produzidas no país no primeiro bimestre de 2022, foi de R$ 1,332,112 trilhão. 

A análise trimestral também mostra avanço de 1,1% no Produto Interno Bruto com relação ao trimestre encerrado em novembro e de 1,7% diante do resultado de fevereiro de 2021.

De acordo com os especialistas da FGV, o crescimento da economia brasileira continua sendo explicado, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços, que segue com variações acima das observadas na agropecuária e na indústria. Esse movimento persiste em praticamente todos os meses, desde meados do ano passado. 

No entanto, eles ressalvam que por ter sido o setor mais impactado pela pandemia, a fraca base de comparação favorece o bom desempenho atual. Além disso, o estudo alerta que o combo inflação, juros e desemprego elevados podem prejudicar a sustentação do crescimento da atividade de serviços no decorrer do ano e, consequentemente, do próprio PIB. 

A análise mostra ainda que o consumo das famílias cresceu 2,1% no trimestre móvel terminado em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas pelo quinto mês consecutivo o componente de serviços foi o único a apresentar taxas positivas, puxadas pelos segmentos de transporte e de outros serviços, que incluem alojamento e alimentação. 

Pelo lado negativo, destaca-se a forte queda de -8,6% do consumo de bens duráveis. A formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos feitos pelas empresas também cresceu 0,4% no trimestre e neste caso, apenas um componente, o de máquinas e equipamentos apresentou retração. 

O estudo avalia também os resultados da balança comercial brasileira e mostra que enquanto as exportações cresceram 12,5% no trimestre, graças principalmente aos produtos agropecuários, a importação retraiu 2,1%, com destaque para a queda de mais de 20% na compra dos bens de capital.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo