BNDES e Marinha fazem estudo sobre potencial da costa brasileira

Publicado em 17/05/2022 - 17:37 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Marinha do Brasil começaram, nesta terça-feira, um estudo que irá ajudar o país a conhecer o potencial econômico da costa brasileira, região de cerca de 5,7 milhões km².

Um dos objetivos do Planejamento Espacial Marinho, que deve ser concluído até 2030, é adequar a legislação brasileira aos compromissos assumidos pelo país em 2017, durante a Conferência Internacional dos Oceanos.

Segundo o BNDES, o planejamento garante segurança jurídica para investidores, além da geração de empregos e de divisas para a costa brasileira.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ressalta que o Planejamento Espacial Marinho é estratégico para o desenvolvimento nacional, criando mais oportunidades de crescimento, com impacto positivo na geração de negócios sustentáveis e economicamente viáveis.

O acordo de cooperação prevê o financiamento dos estudos, por parte do BNDES, na modalidade não reembolsável. A primeira fase terá custo de cerca de R$ 5 milhões. O estudo total, que deverá alcançar toda a costa brasileira, tem orçamento previsto de R$ 30 milhões.

O planejamento será composto de dez cadernos informativos com os temas pesca artesanal, exploração de petróleo e gás e meio ambiente, entre outros. A estimativa é que os estudos sejam concluídos em até 36 meses, com a entrega dos cadernos temáticos de dez setores econômicos nos primeiros 12 meses.

A primeira etapa contará com estudos da região costeira do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Segundo o BNDES, a escolha ocorreu por se tratar de uma região de fronteira onde há pleitos de utilização do espaço para geração de energia eólica offshore, cinco portos estabelecidos (Rio Grande, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul, Paranaguá), forte atividade pesqueira e corredor relevante de migração de espécies marinhas do Atlântico Sul.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo