Geadas podem causar prejuízos às plantações

Publicado em 18/05/2022 - 19:21 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Com a chegada da onda de frio nesta semana ao país, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os prejuízos que as geadas podem causar às plantações.

O professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Universidade de São Paulo Fabio Marin aponta quais são as culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.

“As culturas mais sensíveis são aquelas mais adaptadas ao ambiente tropical, exemplos é a banana, que é cima cultura bastante sensível, o mamão, o café. Porque são culturas que evoluíram ao longo de seu ciclo evolutivo em ambientes um pouco mais quentes. Então não desenvolveram estruturas para aprenderem a lidar com o frio.”

A qualidade e o preço de algumas culturas podem ser impactados pela frente fria, como explica Allan Silveira, superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

“Para produtos por exemplo como hortaliças, o efeito é bem imediato, como perda de qualidade, perda de produtividade, acaba ocasionando uma pressão de preço, mas para esses produtos que ciclo costuma ser mais reduzido, esses impactos sobre os preços costumam ser mais transitórios.”

De acordo com o Inmet, o alerta de possíveis geadas segue nas regiões sul e sudeste até sábado.

*Com supervisão de Bianca Felipe Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo