IGP-M recua e fecha o mês de maio com variação de 0,52%

Publicado em 30/05/2022 - 12:03 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) apresentou variação de 0,52% em maio, bem abaixo da taxa de 1,41% registrada no mês de abril. Com este resultado, divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas, o indicador acumula alta de 7,54% no ano.

O coordenador dos Índices de Preços da FGV André Braz explicou que o recuo do IGP-M em maio deve-se à desaceleração nos preços do atacado. Destaque para a variação da energia elétrica, que passou de 1,53% em abril para 0,35% em maio, e os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. A taxa passou de 10,80% para 0,01% no mesmo período.

Braz citou, ainda, a contribuição de outras commodities, como o minério de ferro, o farelo de soja, o milho e os bovinos, que também apresentaram queda nos preços em maio.

Na avaliação do economista, estas quedas nos preços no atacado são importantes, porque o IGP-M é um bom antecipador das pressões inflacionárias que ainda vão chegar no varejo.

Braz lembrou que não tem mais a grande diferença que se acumulou nos últimos dois anos entre o IGP-M, que era usado para o reajuste dos aluguéis, e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE e usado como referência para a inflação oficial do país.

Em maio de 2021, o IGP-M havia subido 4,10% e acumulava alta de 37,04% em 12 meses.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo