Imposto de Renda: erros de preenchimento levam à malha fina

Publicado em 03/05/2022 - 19:49 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para quem ainda está separando a documentação para informar renda, despesas médicas, escolares ou outros tipos de deduções, é preciso estar atento ao preenchimento da declaração e evitar cair na malha fina, que é uma análise mais profunda realizada pela Receita Federal quando há alguma diferença entre as informações apresentadas pelo contribuinte e aquelas fornecidas por outras entidades, como empresas, instituições financeiras e planos de saúde.

O contribuinte que omitir receitas ou bens de forma intencional, informar gastos com saúde ou educação de outra pessoa e incluir dependentes inexistentes pode sofrer um processo-crime por evasão fiscal, com pena de até a cinco anos de prisão.

O professor contabilidade financeira e tributária Murillo Torelli Pinto lembra que se o contribuinte notar que preencheu algo errado sem querer, ele tem a opção de retificar por conta própria as informações.

Quando comprovada a intenção de fraudar informações, essa multa dobra e pode ter início uma denúncia contra a ordem tributária, como explica o especialista Murillo Torelli Pinto.

Para aqueles que já declararam o Imposto de Renda 2022 e querem conferir o status do envio, basta acessar o portal e-Cac, Centro Virtual de Atendimento, no site da Receita Federal.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo