Receita Federal espera receber 36 milhões de declarações este ano

Publicado em 31/05/2022 - 19:33 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina logo mais, às 23h59, o prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano com base nos rendimentos de 2021. E a quantidade de declarações enviadas até agora já é recorde, como destacou o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.

A expectativa da Receita é receber, até o fim do dia, 36 milhões de declarações, 2 milhões a mais do que o previsto. Os técnicos da equipe do Imposto de Renda atribuíram essa quantidade acima do esperado a dois motivos. O envio de declarações por contribuintes que não estão obrigados a enviar e a entrada de pessoas mais pobres na faixa de pagantes, devido à tabela do imposto, que não é atualizada desde 2016.

Foram quase três meses de envios. O período para transmitir o documento começou em 7 de março. Quem estiver obrigado a declarar e não conseguir fazer isso nesta terça-feira, vai ser multado em, pelo menos, R$ 165. O valor pode ser maior se a pessoa tiver de pagar o imposto. O sistema para envio das declarações atrasadas abre nesta quarta-feira, às 8 horas.

Este ano, a Receita Federal incorporou algumas novidades, entre elas, o uso do pix para pagar o imposto e para receber a restituição. Até agora, cerca de 1 milhão de contribuintes fizeram esta opção.

Outra novidade é poder usar o cadastro no sistema Gov.Br para acessar uma versão da declaração preenchida previamente ou fazer o preenchimento online, sem precisar baixar o programa para computador ou aplicativo para telefones ou tablets. O secretário da Receita Julio Cesar Vieira Gomes destacou essa novidade.

O balanço da Receita também trouxe informações sobre os contribuintes que caíram na malha fina. Ou seja, não conseguiram comprovar os ganhos e despesas. Este ano foram mais de 2 milhões de pessoas, mais que o dobro das 870 mil do ano passado.

De acordo com os técnicos, os principais motivos que fazem os contribuintes caírem na malha fina são omissão de rendimentos, despesas médicas e imposto retido na fonte. Antes que a pessoa seja intimada a prestar contas, é possível verificar pendências na página da Receita Federal na internet para evitar multas. O endereço é gov.br/receita.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo