OIT: Brasil, Argentina, Chile e Colômbia sofreram desindustrialização

Publicado em 22/06/2022 - 15:53 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

A produtividade do trabalho na América Latina e Caribe diminuiu nas últimas quatro décadas, em comparação com o resto do mundo, inclusive em relação à média anual de outras regiões emergentes em desenvolvimento.

Esse é um dos destaques apresentados no relatório divulgado nesta quarta-feira (22) pela OIT, a Organização Internacional do Trabalho para América Latina e Caribe. O relatório que examina as brechas de produtividade e desafios para geração de empregos ressaltou a necessidade de compreender os fatores que contribuem para o aumento da produtividade e estimular o diálogo necessário. 

Segundo Cláudio Maggi, executivo e consultor da OIT, países como Argentina, Brasil, Chile e Colômbia passaram por processos de desindustrialização prematura em comparação com outras economias nos últimos anos. Além disso, há pouca diversificação das matrizes produtivas para atividades tecnológicas mais complexas, o que agrava a baixa integração das cadeias de suprimentos.

De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que participou do lançamento, o Brasil vem passando por um processo de flexibilização e desburocratização digital. Segundo o ministro, ainda há uma parte da sociedade que pode participar da inclusão digital.

O relatório também destaca que a adoção de tecnologias digitais trouxe impactos positivos principalmente para os setores de serviços tradicionais (como comércio, serviços financeiros e transporte). Os processos de digitalização abriram oportunidades no setor de serviços, por meio de plataformas de e-commerce, fintechs e atendimentos online.

De acordo com o estudo, a América Latina também tem uma mão-de-obra relativamente qualificada no "setor de conhecimento", que engloba empresas exportadoras de softwares e serviços.  Apesar disso, a região perdeu participação relativa nas exportações globais, de 12% para 8% entre 2005 e 2019.

Já nos setores da agricultura e na indústria de transformação, houve baixa adoção de novas tecnologias, mesmo em países como Brasil, Argentina e Uruguai.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo