Quilombolas do Maranhão obtêm selo para vender polpa no mercado formal

Publicado em 03/06/2022 - 17:12 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Foram dez anos de espera, mas a Comunidade Quilombola de São José dos Portugueses, localizada no noroeste do Maranhão, é a primeira produtora de polpa do estado; e a segunda do país, a obter autorização do Ministério da Agricultura para vender no mercado formal.

Isso quer dizer que agora a comunidade quilombola maranhense poderá oferecer os produtos não só para o mercado, mas também para programas como o PNAE – que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Pelo menos 30 famílias estão diretamente envolvidas no projeto e esse número pode ser ampliado para 170.  

A ação também é importante para a oferta de alimentos agroecológicos para a população da região, uma das mais pobres do país, como explica a presidente da Associação, Raimunda Nascimento e Coelho.

A comunidade fica na região do Alto Turi, que tem um dos mais baixos índices de renda e educação do país. De acordo com Silvana Bastos, assessora técnica do Instituto Sociedade, População e Natureza, acredita que o registro pode trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos.

A região onde a comunidade quilombola está localizada é muito rica em diferentes espécies de frutas, como açaí, bacuri, abacaxi, murici, cupuaçu, goiaba, buriti, entre outras. A produção de polpa pode chegar inicialmente a 115 toneladas por ano. Apesar desse potencial, hoje grande parte das polpas ainda vêm do estado vizinho, Pará.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: dicionário adota o nome "Pele" como adjetivo

Em 26 de abril de 2023, o dicionário Michaelis incluiu o apelido do jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento como um novo adjetivo da língua portuguesa. 

Baixar arquivo
Geral

Cometa do Diabo: saiba como ver o fenômeno no Brasil

O astro passeia pelo espaço, em volta do sol, e já pode ser visto desde o último sábado (20).

Baixar arquivo
Educação

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Esta sexta-feira (26) é o último dia para os candidatos ao Enem pedirem a isenção da taxa de inscrição, para se inscrever de graça. O prazo foi aberto na semana passada, e os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, no login do portal Gov.br.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra dengue será distribuída para mais 625 municípios

A imunização vai abranger seis estados: Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí e Mato Grosso.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras vai distribuir quase R$ 22 bi em dividendos extraordinários

Após um impasse que durou semanas, o governo propôs o pagamento de 50% dos extraordinários.

Baixar arquivo