Brasil gera 278,6 mil empregos formais em agosto, diz Caged

Acumulado do ano chega a 1,8 milhão de novas vagas

Publicado em 29/09/2022 - 15:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil criou, em agosto deste ano, mais de 278 mil novos postos formais de emprego. O resultado foi positivo em todas as unidades da federação e em todos os setores econômicos.

Com isso, agosto foi o terceiro melhor mês do ano em relação ao número de vagas criadas, melhor que julho, quando 221 mil novas vagas surgiram no país, mas, inferior a agosto de 2021, quanto o Brasil registrou 378 mil novas vagas de trabalho.

Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O destaque de agosto foi o setor de serviços, responsável por criar 50% dos empregos com carteira assinada. Em seguida, vem o setor industrial, que aumentou em 52 mil o número de postos de trabalho, seguido pelo comércio, que criou 41 mil vagas de com carteira assinada, como destacou Felipe Pateo, subsecretário de estudos e estatísticas do trabalho.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o Brasil aumentou em 4,5% o número de empregos formais. No total, existem mais de 42 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país.

Entre as regiões brasileiras, o Nordeste e o Norte foram as que apresentaram o melhor desempenho relativo, com destaque para os estados do Amapá, Roraima, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Já o salário médio do trabalhador brasileiro no momento da contratação, em agosto, foi de MIL, NOVECENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS, um e meio por cento superior ao valor de julho deste ano, e praticamente o mesmo valor de agosto do ano passado.  

 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo