Pesquisa revela prioridades da indústria para próximos quatro anos

Publicado em 15/09/2022 - 10:34 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Investir em educação e promover a Reforma Tributária. Esses são os dois grandes pontos que os empresários consideram como prioridade para melhorar a economia do país e aumentar a oferta de empregos. Isso é o que apontou uma pesquisa inédita realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Além do modelo complexo e pouco eficiente de cobrança de impostos, que compromete a performance das empresas e o crescimento da economia, os altos tributos e a falta de qualificação profissional são vistos pelos empresários como questões a serem resolvidas para ampliar as oportunidades de trabalho no país. 48% dos executivos acreditam ser necessário reduzir os impostos sobre a folha de pagamento e 35% reforçaram a necessidade de fortalecer a capacitação profissional.

Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, explicou que, na visão dos empresários, a reforma tributária deve melhorar a operação diária das empresas e aumentar a produtividade. Os empresários falam também, nessa pesquisa, sobre a importância de liberar crédito para as empresas investirem e expandirem a sua capacidade produtiva; e sobre a necessidade de mudanças na legislação trabalhista.

A educação é um dos pontos principais apontados pelos entrevistados. Marcelo Azevedo explica que esses executivos acreditam que investir nesse setor pode trazer mais produtividade para empresas e melhorar o crescimento econômico.

Para a área de Segurança, a prioridade do governo que assume em 2023, na opinião dos empresários, deve ser aumentar o efetivo de policiais nas ruas e equipar a polícia. 

Quando se trata do cenário atual, quase a metade dos empresários avalia a situação da economia brasileira como ótima ou boa; e afirmam que o próximo presidente deve priorizar a redução dos impostos.

A pesquisa Agenda de Prioridades da CNI, encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, ouviu 1.001 executivos de empresas industriais de pequeno, médio e grande porte de todas as regiões do país.

As entrevistas, feitas por telefone, foram realizadas entre os dias 10 e 24 de agosto de 2022. O questionário, além de perguntas relacionadas à geração de emprego e outras questões importantes para o crescimento da economia, também aborda Saúde, Educação e Segurança.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo