Produção de automóveis bate recorde em agosto

Publicado em 09/09/2022 - 19:17 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A produção de automóveis em agosto bateu recorde, mas inadimplência, restrições ao crédito e oferta de microchips preocupam.

As montadoras produziram 238 mil automóveis em agosto. O número é quase 9% maior que o de julho. Com esse resultado, o setor conseguiu superar pela primeira vez o número de veículos fabricados no ano. De janeiro a agosto desse ano foram produzidos mais de 1,550 milhão de veículos. No ano passado, no mesmo período, foram 1,480 milhão. Um crescimento de 4,7%.

Os melhores resultados foram do segmento de ônibus, que entre janeiro e agosto produziu 50% mais que no mesmo intervalo no ano passado, e de máquinas rodoviárias, como retroescavadeiras e motoniveladoras, que cresceu quase 37%.

Os números são da Anfavea, A Associação Nacional dos Veículos Automotores.

Mas apesar dos bons resultados, o juros altos, o alto nível de inadimplência e a dificuldade de acesso ao crédito preocupam o setor.

As vendas parceladas representam apenas três a cada dez negociações. Para o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, um cenário crítico.

Já a oferta de semicondutores, que desde o começo da pandemia vinha travando a produção, melhorou. Isso porque algumas fábricas estão normalizando a produção e outros setores, como os de telefones celulares, diminuíram a demanda pelos microchips, mas a dependência brasileira segue sendo um desafio.

Nesse sábado, uma comitiva do governo e de representantes da Anfavea embarca para o Japão. A missão vai tentar atrair investidores para a produção de semicondutores no Brasil. Uma das possibilidades é investir na Unitec, empresa que fica em Belo Horizonte e tem o BNDES como um dos sócios.

Apesar dos bons ventos que sopram para as montadoras, os trabalhadores de um dos maiores fabricantes, a Mercedes, entraram em greve nessa quinta-feira. A montadora demitiu 3.600 pessoas da fábrica de São Bernardo na Grande São Paulo. A justificativa é que está investindo na produção de veículos elétricos.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo