Atividade econômica cresce 0,4% no 3º trimestre, mostra Monitor do PIB

Publicado em 21/11/2022 - 17:07 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Monitor da PIB, da Fundação Getúlio Vargas, apontou uma queda de 0,4% na atividade econômica brasileira em setembro, na comparação com agosto. Apesar disso, no trimestre encerrado em setembro o desempenho foi positivo, também em 0,4%.

Já nas comparações com o ano passado houve crescimento tanto no mês, de 2,3, quanto no trimestre, que ficou em 3,2%.

Em termos monetários, estima-se que o acumulado de todos os bens e serviços produzidos no país até o terceiro trimestre de 2022, tenha chegada a 7 trilhões 235 bilhões e 825 milhões de Reais. 

O coordenador de contas nacionais do FGV, Claudio Considera, explica que o resultado de setembro demonstra uma desaceleração econômica....

O levantamento da FGV mostra, ainda, que o consumo das famílias se manteve aquecido no terceiro trimestre deste ano, com alta de 5,6%. O resultado foi impulsionado pelo setor de serviços que ainda se recupera das perdas da pandemia de Covid-19. Por outro lado, a FGV observa queda contínua do consumo de produtos duráveis.

Ainda de acordo com o Monitor do PIB, no período, também foi positiva, em 5,6%, a soma dos investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo e puxada principalmente pela aquisição de máquinas e equipamentos.

Com esse incremento, a taxa de investimentos do país chegou a 19,6%, acima da média trimestral verificada desde o ano 2000.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo