Lula defende moeda comum entre Brasil e Argentina

Publicado em 23/01/2023 - 17:11 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Durante a primeira viagem internacional do atual mandato, o presidente Lula defendeu uma moeda comum entre Brasil e Argentina, construção que deve ser feita com debate e reuniões.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (23), durante a visita de Lula à Argentina, onde vai participar da 7ª Cúpula da Celac, Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, na terça-feira (24).

Ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, Lula defendeu ainda que o BNDES financie o gasoduto do país vizinho.

Durante o encontro, Lula e Fernández assinaram sete acordos bilaterais entre Brasil e Argentina. Entre os assuntos, cooperação nas áreas de Defesa, Saúde, Ciência e Tecnologia, e o Programa Antártico brasileiro.

Após o encontro com Alberto Fernández, Lula ressaltou que a relação entre os dois países nunca deveria ter sido rompida.

O presidente Lula ainda lembrou que atualmente a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e que esta relação vai ser fortalecida.

A visita do presidente Lula marca a volta do Brasil à Celac. Para o atual governo, esse retorno é indispensável para a recomposição do patrimônio diplomático e a plena reinserção do Brasil ao convívio internacional. Isso porque em janeiro de 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro havia retirado o Brasil formalmente da Celac.

Ainda nesta segunda, Lula participou de encontro com empresários argentinos. Já a 7ª reunião da Cúpula da Celac está prevista para esta terça-feira.

Durante o encontro com os 33 países-membros deve ser aprovada a Declaração de Buenos Aires, um documento que trata de assuntos em comum, a exemplo das questões de gênero, conservação dos oceanos, combate ao terrorismo e ao tráfico de armas.

Na quarta-feira (25), Lula segue para Montevidéu, capital do Uruguai, onde tem mais um encontro bilateral, desta vez com o presidente Luis Lacalle Pou.

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo