Precarização do trabalho deve crescer em 2023, segundo a OIT

Publicado em 17/01/2023 - 11:34 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O atual cenário de desaceleração econômica global deve forçar mais trabalhadores e trabalhadoras, em todo o mundo, a aceitarem empregos de menor qualidade neste ano. A previsão é da OIT - a Organização Internacional do Trabalho, em relatório divulgado nesta semana.

A atual desaceleração significa que muitas pessoas podem ser obrigadas a optar por uma remuneração mais baixa, trabalhos precários, sem proteção social, ou com um número reduzido de horas.

O relatório "Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo" também constatou que mulheres e jovens estão nas piores posições no mercado. A taxa de desemprego chega a ser três vezes maior, no caso de jovens entre 17 e 24 anos, na comparação com adultos das outras faixas etárias.

O crescimento global do emprego será de apenas 1% em 2023, menos da metade que no ano passado. Mas, por causa do aumento populacional, o desemprego vai aumentar: cerca de 3 milhões de desempregados a mais, chegando a quase 6% da população mundial.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, todo esse cenário é motivado por fatores como a guerra na Ucrânia, a alta da inflação em vários países e a opção por políticas monetárias mais restritivas. 

Este ano, apenas a África e os Estados Árabes terão um crescimento do emprego acima de 3%. Na Ásia e na América Latina, o crescimento projetado é de cerca de 1%.

Ainda de acordo com o relatório, o desempenho das economias do Brasil e do México no ano passado impediram taxas mais elevadas no continente. 

Mas é na América do Norte e na Europa que os impactos da desaceleração econômica serão maiores. Nesses países, a criação de novas ofertas de trabalho deve ser nula ou negativa em 2023. 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo