Preços na saída das fábricas caem 0,54%, revela pesquisa

Publicado em 04/01/2023 - 16:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os preços dos produtos industrializados, na saída das fábricas, caíram 0,54% em novembro do ano passado, frente a outubro. Foi a quarta variação negativa seguida do Índice de Preços ao Produtor (IPP). Divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IPP calcula a inflação dos produtos sem impostos e fretes.

Em setembro do ano passado, a deflação havia sido ainda mais intensa, de -1,89%. Já o acumulado no ano chegou a 4,47% e o acumulado nos últimos 12 meses, atingiu 4,39%.

Das 24 atividades industriais pesquisadas, nove apresentaram inflação em novembro na comparação com outubro. A variação positiva mais marcante foi a do refino de petróleo, com a primeira alta nos últimos quatro meses, como explica o analista do Índice de Preços ao Produtor, Alexandre Brandão.

Entre as 9 atividades industriais com inflação no acumulado do ano de 2022, a principal influência veio do setor de papel e celulose, com 19,47%. Entre os ramos da indústria com maior deflação, estão as indústrias extrativas e alimentos.

Já a principal responsável pela quarta variação negativa percebida no IPP em novembro, foi a indústria química. Na comparação com outubro, o setor mantém uma sequência de reduções nos preços na porta da fábrica que se iniciou em julho deste ano e acumula desde então uma queda de 16,29%. Um dos fatores que influenciaram nesses números foi a redução dos preços dos insumos fertilizantes básicos no mercado global.

Três grandes categorias econômicas tiveram inflação no acumulado do ano : de 10, 92 % nos bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos usados no setor produtivo e de 7,32 % nos bens de consumo duráveis, que englobam itens como automóveis e eletrodomésticos. Já os bens de consumo semi e não duráveis, que abrangem roupas, sapatos, alimentos e remédios tiveram variação de 5,32 %.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo