Brasil gera 83.297 vagas de emprego com carteira assinada em janeiro

Publicado em 09/03/2023 - 21:40 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O país gerou 83.297 empregos com carteira assinada em janeiro. Esse aumento foi verificado em quatro dos cinco grandes grupos de atividade econômica: Serviços, Construção, Indústria e Agricultura. 

Apenas o setor de comércio apresentou um resultado negativo. Os dados são do novo Caged, Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dos postos gerados, 80% são considerados típicos, ou seja, com jornada entre 40 e 44 horas semanais e por tempo indeterminado. Os outros 20% são de postos não típicos, por exemplo, trabalho com jornada parcial ou contrato por tempo determinado ou intermitente. 

O saldo de empregos formais no Brasil em janeiro é o menor dos últimos quatro anos. No ano passado, no mesmo período, foram criados 155.178 postos de trabalho. 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o resultado é reflexo da realidade do momento vivido pelo país, com juros altos e endividamento das famílias. 

No setor de comércio foram fechados 53.524 postos de trabalho. Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, detalhou as principais áreas afetadas nesse segmento.

O ministro Luiz Marinho acredita que o mercado de trabalho deve reagir a partir do próximo trimestre. 

O levantamento do Caged mostrou ainda que, em janeiro, o saldo positivo de empregos foi apenas entre homens, já entre as mulheres houve uma redução de 195 postos.

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo