Distribuidoras aumentam preço dos combustíveis acima do permitido

Publicado em 02/03/2023 - 14:55 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois da volta da oneração parcial dos combustíveis, tem Procon de olho nos preços. Na Paraíba, por exemplo, várias operações estão em busca de distribuidoras que estão abusando dos preços nas bombas.

Uma delas, a Vibra Energia, representante da Bandeira BR foi autuada e a multa pode chegar a R$ 5 milhões. 

A fiscalização chegou até ela por uma denúncia anônima, mas o fato foi constatado: desde o dia 25, a empresa tinha aumentado o valor da gasolina comum em mais de 68 centavos, como explica titular do Procon-JP, Rougger Guerra.

Foi aberto o prazo para defesa. A reportagem procurou a Vibra Energia, que disse que não iria comentar o caso.

Mas essa não foi a única prática constatada pelo Procon não. Tem também sonegação de informações. A distribuidora Raizen, que representa a Shell no Brasil, foi autuada por se recusar a prestar informações sobre o sistema de compra e sobre o volume de combustível por parte dos postos.

Essa recusa, segundo o Procon da Paraíba, pode ser um indício de tentativa de aumento da margem de lucro. E para justificar o novo valor do combustível já com o preço reajustado, o novo preço que está valendo desde ontem. Nesse caso, a multa pode chegar a R$ 2 milhões.

No caso de João Pessoa, a ideia do Procon é fiscalizar 100% dos postos. Um balanço final da operação será divulgado na semana que vem. Até lá, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor vai estar nas ruas para coibir essas práticas.

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo