Haddad: decisão de manter a taxa Selic em 13,75% é "preocupante"

Publicado em 23/03/2023 - 09:14 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou nesta quarta-feira (22) a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), de manter a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano.

Haddad considera o comunicado "preocupante". Segundo ele, no momento em que a economia está retraindo, o Copom chega a sinalizar uma subida da taxa de juros.

"Eu considerei o comunicado preocupante, muito preocupante. Porque hoje nós divulgamos o relatório bimestral da Lei de Responsabilidade Fiscal, mostrando que as nossas projeções de janeiro estão se confirmando, sobre as contas públicas. E o comunicado deixa em aberto, em um momento que a economia está retraindo, e que o crédito está com problema - sobretudo empresas e famílias -, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida da taxa de juros, que já é hoje a mais alta do mundo".

O ministro disse ainda que vai repassar as constatações sobre o tom do comunicado do Copom nas próximas reuniões institucionais com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Ele também reforçou que a relação entre o ministério e o BC deve ser pautada pela institucionalidade.

"Eu falo em harmonia desde a primeira entrevista que eu dei, ainda em dezembro. Em harmonizar as políticas monetária e fiscal. E eu vou continuar perseverando neste objetivo. E nunca faltei com respeito com diretor, com funcionário, com o presidente do Banco Central. Não é esse o objetivo".

Segundo Haddad, a decisão do Copom não tem relação com a nova regra fiscal, que deverá ser anunciada depois da viagem de Lula à China. Ele disse que o governo tem trabalhado com cautela para entregar uma norma consistente a médio e a longo prazos.

O ministro confirmou ainda que em abril deverá ser enviado para a Casa Civil um pacote de medidas para estimular a concessão de empréstimos.

Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo