Manutenção de taxa de juros em 13,75% divide opiniões de especialistas

Publicado em 23/03/2023 - 13:18 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi uma decisão esperada, mas acima do tom. Essa é a avaliação do economista André Roncaglia sobre a manutenção da taxa de juros pelo Copom. Para ele, um grau de rigor que preocupa. Ainda mais porque o governo já tinha tomado medidas concretas, segundo o economista, em favor do que chamou de “harmonização” entre a Fazenda e Banco Central, fazendo referência à reoneração dos combustíveis e a divulgação, nessa quarta-feira (22), do relatório bimestral fiscal prevendo redução no déficit fiscal.

"Um grau, assim, de rigor, no sentido de deixar a política monetária muito restritiva, como ela se encontra agora. Mas, mais do que isso, sinalizar a possibilidade de elevação futura da taxa de juros. A implicação de uma decisão como a de ontem, e desta sinalização, é agravar o processo de diminuição da atividade econômica - com todos os seus efeitos, sobre a sanidade financeira das empresas, que já vem passando por uma situação muito difícil aqui no Brasil. Mas, fundamentalmente, o meu receio é o efeito que isso vai ter sobre o mercado de trabalho, sobre o emprego das pessoas, e, principalmente, a capacidade de consumo das famílias".

Já entidades do setor produtivo e de serviços analisam com posições diferentes a medida do Copom. Enquanto a Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia como "equivocada" a manutenção do juros, o que traria custos adicionais para a atividade econômica, a Fecomércio de São Paulo entende como uma decisão acertada, como destacou Guilherme Dietze, assessor econômico da Federação.

"A decisão do Copom de manter a taxa de juros nos 13,75% foi acertada. Foi marcada pela cautela, pela prudência. Isso porque, embora o Brasil esteja com crescimento abaixo do esperado, muito fraco do que todos gostaríamos para geração de emprego e renda, a inflação, por outro lado, está bem acelerada".

É preciso explicar que a Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo IPCA. Essa foi a quinta vez seguida em que o BC não mexeu na taxa, que permanece em 13,75% desde agosto de 2022.

 

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo