Nova regra fiscal limita alta do gasto a 70% da variação da receita

Publicado em 30/03/2023 - 16:28 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A nova regra fiscal prevê zerar o déficit público no ano que vem e gerar superávit a partir de 2025. A proposta central é limitar os gastos do governo à variação das receitas.

O texto foi apresentado nesta quinta-feira (30) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

De acordo com a proposta, o crescimento de despesas ficaria limitado a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Ou seja, se no período de 12 meses, o governo arrecadar R$ 1 trilhão, poderá gastar R$ 700 bilhões.

Em 2025, a meta é um superávit equivalente a 0,5% do PIB, o produto interno bruto. E, em 2026, 1%. Essas metas ainda contam com um intervalo ou banda. Limites de 0,25% para cima e para baixo.

Então, se o resultado ficar acima do teto da banda, o dinheiro excedente pode ir para investimentos. Mas se ficar abaixo do piso da banda, o limite de despesas cai de 70% para 50% da receita no ano seguinte.

Num ano com pouca arrecadação, o gasto mínimo crescerá 0,6%. Num período de forte arrecadação, o aumento será de até 2,5%, como explicou o ministro Haddad.

O ministro disse que não está nos planos aumento de carga tributária, mas benefícios fiscais vão ser revistos após envio do arcabouço fiscal ao Congresso.

Com essas medidas, o Ministério da Fazenda espera estabilizar a dívida da União até 2026 em cerca de 76% do PIB. As novas regras fiscais passam a valer assim que forem aprovadas pelo Congresso Nacional, como um projeto de lei complementar.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo