CNI reduz previsão de crescimento da economia de 1,6% para 1,2%

Para a indústria, a previsão de crescimento é de apenas 0,1% em 2023

Publicado em 12/04/2023 - 15:31 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira de 1,6% para 1,2% em 2023. A entidade considera que os juros altos funcionam como um “freio de mão” para a atividade econômica. Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%.  

De acordo com o Informe Conjuntural do primeiro trimestre, a previsão para a indústria é de estagnação: crescimento só de 0,1%. Segundo a CNI, com menos confiança, os investimentos e as contratações esfriaram.

Outro ponto é o efeito negativo sobre o consumo, também causado pelos juros altos, como explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

As taxas de juros altas também reduzem a oferta do crédito, o que desacelera a economia. E é justamente isso o que o Banco Central quer para reduzir a inflação, explica o professor de Economia da UFMG, Mauro Sayar Ferreira. Ele não acredita numa queda da taxa neste momento.

A previsão da CNI é de que o Brasil encerre o ano com inflação em 6%; e Selic, de 11,75%.  

 

Edição: Sâmia Mendes/ Pedro Lacerda

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo