Mais de 195 mil empregos com carteira assinada foram criados em março

Publicado em 27/04/2023 - 19:28 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Março registrou mais 195 mil empregos com carteira assinada. Os dados do Caged foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira (27).

A criação de empregos formais foi positiva em 22 estados, com destaque para São Paulo. Outros cinco estados, Amapá, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso registraram perdas de empregos.  

Os números de março, segundo o ministro do trabalho, Luiz Marinho, são uma surpresa positiva e refletem a retomada das obras de infraestrutura pelo governo federal.

Em 4 dos 5 grupos de atividades econômicas, o saldo também foi positivo. Destaque para o setor de serviços, com saldo de 122 mil novos postos de trabalho e da construção civil, que registrou 33 mil empregos.

A agropecuária foi único setor com resultado negativo em março, com 332 postos de trabalho perdidos.

Luiz Marinho reforçou a necessidade do Banco Central de inciar um processo de queda dos juros para acelerar a economia e a geração de mais empregos.

Segundo o Ministério do Trabalho, em março também ocorreu mais contratações entre pardos, pretos e brancos, e um saldo negativo para indígenas e amarelos.

O ministro Luiz Marinho ainda fez um pedido para que os empregadores atualizem os dados dos empregados relacionados a cor e raça.  

Desde a última segunda-feira, passou a ser obrigatório, por lei, para o empregador anotar estas informações nos sistemas de registro de funcionários.

 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo