Governo prevê inflação mais baixa e PIB mais alto para 2023

De acordo com a Fazenda, há expectativa de redução da Selic

Publicado em 19/07/2023 - 21:16 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 20/07/2023 - 06:00

Governo revisou pra baixo a projeção de inflação pra este ano e para cima a expectativa de crescimento do PIB.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Fazenda nesta quarta-feira. O PIB é o Produto Interno Bruto e mede a evolução da economia por meio da soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

A projeção de crescimento do PIB pra 2023 passou de 1,9% para 2,5%. Segundo o Ministério da Fazenda, o motivo foi a revisão do crescimento do 1º trimestre do ano que passou de1,2% para 1,9%, puxado pela agricultura. Já para 2024, a previsão se manteve em 2,3%.

A pasta prevê também uma desaceleração nos preços. A expectativa de inflação caiu de 5,58% para 4,85%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O percentual ainda está um pouco acima do teto da meta, estabelecido pelo próprio Ministério da Fazenda que é de 4,5%. Já a projeção de inflação para 2024 caiu de 3,63% para 3,30%. Além das projeções do ministério, o secretário política de econômica da pasta, Guilherme Melo, comentou também sobre o comportamento do mercado de trabalho nos últimos meses.

Melo ainda falou sobre a SELIC, a taxa básica de juros da economia brasileira. Ele destacou que o mercado já prevê a redução dos atuais 13,75 % ao ano para 12% ao ano até o final de 2023. E falou dos impactos positivos caso o Banco Central decida realmente reduzir a Selic a partir de agosto.

O secretário disse ainda que as expectativas com a economia e os índices de confiança no Brasil têm melhorado, o que pode se reverter em resultados melhores para vários setores, caso a taxa de juros realmente caia.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuqueruque

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo