Inflação de setembro registra alta pressionada por preço da gasolina

O IPCA-15 ficou em 0,35%

Publicado em 26/09/2023 - 11:18 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA-15,  ficou em 0,35% em setembro, resultado acima da  taxa de agosto, de 0,28%. No ano, o indicador acumula alta de 3,74% e de 5%, nos últimos 12 meses.

O IPCA-15 funciona como uma prévia do IPCA,  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que é o índice oficial da inflação no país calculado com base em uma cesta de consumo de famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos.

Os dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE apontam alta em seis dos nove grupos pesquisados em setembro. A maior variação veio de Transportes, com 2%, resultado da maior pressão da gasolina, que subiu 5,18% no período avaliado.

As passagens aéreas também pesaram. Após recuo de 11,36% em agosto, houve alta de 13,29% em setembro.

 No lado das quedas, o destaque ficou com Alimentação e bebidas, -0,77%. A queda do grupo foi influenciada pelo recuo nos preços da alimentação no domicílio, de -1,25%. A batata-inglesa foi o que mais baixou de preço, com queda de 10,51% . Já o limão disparou, ficando 32% mais caro na comparação mensal.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 15 de agosto a 14 de setembro e comparados com aqueles vigentes de 14 de julho a 14 de agosto. O indicador abrange regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador,  Curitiba, Brasília e  Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA. A diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo