Setor de serviços cresce 0,5% no país em julho, aponta IBGE

Publicado em 14/09/2023 - 12:59 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,5% em julho, na comparação a junho, quando houve um crescimento de 0,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE. Os indicadores permitem analisar o comportamento do setor de serviços no país.

Este é o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, período em que acumulou ganho de 2,2%. O setor de serviços está 12,8% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e 0,9% abaixo de dezembro de 2022, auge da série histórica.

No acumulado do ano, o volume de serviços está 4,5% acima do que foi registrado no mesmo período de 2022. Na comparação entre os doze meses imediatamente anteriores, a alta é de 6%. Na série sem ajuste sazonal, o volume do setor de serviços avançou 3,5%, frente a julho do ano passado, o que representa a 29ª taxa positiva seguida.

A alta de julho foi acompanhada por três das cinco atividades analisadas, com destaque para transportes, com crescimento de 0,6%, serviços prestados às famílias, 1%, e outros serviços, 0,3%.

Treze das 27 unidades da federação mostraram resultados positivos, frente ao mês anterior. Os impactos mais importantes vieram do Rio de Janeiro, com 1,4% e de Goiás, 5,6%.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo