Consumidores pretendem gastar mais este ano na Black Friday, diz CNDL

Publicado em 20/11/2023 - 16:05 Por Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Sabe aquela roupa que você adorou, mas achou cara. Ou aquele eletrônico ou eletrodoméstico de última geração que está fora do seu orçamento? Nesta semana, principalmente, na próxima sexta-feira, é possível comprar esses produtos mais baratos. É porque estamos em tempo de Black Friday.

Marina Fidélis, servidora pública, pretende adquirir a sua máquina de lavar agora. Quer aproveitar as promoções.

Mauro Evangelista, que também é servidor público, está esperando a Black Friday para comprar pneus.

Por causa dos anúncios de descontos tentadores, nove em cada dez consumidores como Marina e Mauro devem comprar na data. Em média, eles esperam gastar cerca de R$ 1.250 para adquirir mais de 3 produtos.

Pela ordem, os preferidos são roupas, calçados, cosméticos, perfumes, eletrodomésticos e artigos para a casa. A expectativa dos compradores é gastar R$ 89 a mais do que no ano passado.

Tudo isso foi revelado na pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Mas todo cuidado é pouco para não cair em cilada. O diretor-geral do Procon DF, Marcelo Nascimento, explica que os consumidores devem agir com cautela.

Mesmo se com todos os cuidados e pequisa antes de comprar produtos na Black Friday, você se sentir lesado, pode ligar no número nacional 151 e denunciar a empresa. Em alguns estados ou aqui na capital do país, você pode mandar e-mail ou ir ao Procon presencialmente.

Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo