Mais da metade dos consumidores não controla gastos com cartão

Publicado em 22/11/2023 - 12:45 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

Às vésperas da Black Friday, mais da metade dos consumidores brasileiros não controla os gastos com cartão de crédito. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. 

O levantamento mostra que 80% das pessoas que usam o crédito rotativo do cartão, ou seja, aquele "empréstimo de emergência" usado quando não se consegue pagar a fatura do mês, admitem não saber qual a taxa de juros mensal que está sendo cobrada. A pesquisa divulgada nesta semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito também aponta que 55% dos consumidores não controlam os gastos mensais com cartão de crédito. 

De acordo com Daniel Sakamoto, gerente executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, esses dados sobre os juros do cartão são preocupantes. 

Por outro lado, 58% dos entrevistados afirmaram que evitam pagar apenas o mínimo da fatura do cartão, enquanto 15% costumam pagar apenas o mínimo. Em média, a quantidade de faturas em atraso é de 2 meses.  

Entre aqueles que afirmam controlar os gastos, a pesquisa do SPC Brasil mostra que os principais mecanismos utilizados são simples: o caderninho ou uma planilha no computador. Controlando os gastos ou não, dois em cada três consumidores possuem alguma compra em aberto na fatura, com uma média de 6 meses ainda para pagar. Uma parcela a menos, na comparação com a pesquisa do ano passado. 

A pesquisa também apontou que cerca de 9 em cada 10 consumidores possuem cartões de crédito, e a média é de 2 cartões por entrevistado. A maioria admite o uso, todos os meses, para comprar, principalmente, roupas, calçados e acessórios, seguido de remédios e supermercado.  

A maioria das compras a crédito é feita pela internet.  

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo